Mapas

Cada mapa no Tranformice tem seu design e características diferentes. Alguns levemente modificados com detalhes. O jogo conta com 101 mapas oficiais e milhares criados por jogadores através do map editor.

Características de cada mapa

Atributos de cada mapa

  • Baixa Gravidade: Os ratos conseguem pular mais alto.
  • Wind: Os ratos são puxados para um determinado lado da fase.
  • No Overlap: Os ratos têm uma presença física.
  • Invertido: O mapa é de cabeça para baixo e os controles são invertidos. Nesse tipo de fase, não existem shamans.
  • Bolas: Bolas ou bombas explodem depois de um determinado tempo.
  • Night Mode: O mapa inteiro é escuro com execeção de um círculo em volta do jogador.

Tipos de mapas

  • Queijos que se movem: Os queijos se teleportam para outro lugar.
  • Fake: Invisíveis holes ou queijos presentes na fase.
  • Armadilhas: Os ratos ficam presos em jaulas predeterminadas ou não.
  • Bombas: Bombs aparecem durante o jogo.
  • Aliados: Dois shamans ajudam os ratos a chegar até o hole, em cooperação.
  • Battle: Dois shamans, de diferentes cores, competem para conseguir que mais ratos entrem em seu respectivo hole.
  • Soulmate: Você e outro rato são ligados por uma corda.
  • Portal: O shaman usa portais para teleportar os ratos.
  • Com Shaman

Tipos de ground (chão)

  • Light ground: Chão normal.
  • Blue ground (Gelo): Escorregadio e não é possível fazer wall jump.
  • Red ground (Lava): Geralmente, os ratos voam ao pisar neste ground e não retornam.
  • Dark ground (Chocolate): Mais fácil de subir com wall jump, mas mais difícil de correr.
  • Purple ground (Trampolim): Equivalente a um trampolim.

Shaman

A cada rodada, o jogador que tiver maior pontuação - ver Distribuição de pontos - (em alguns mapas, os dois maiores) será escolhido para ser Shaman. O Shaman tem a capacidade de sumonar items e objetos para ajudar os ratos a pegar o queijo e voltar para o hole. Porém, shamans não conseguem cheeses e nem firsts para si mesmo.


Hotkeys

Um jogador, quando shaman, pode usar o teclado numérico para habilitar suas ferramentas mais rapidamente. O número de cada objeto, corresponde à maneira de como eles estão dispostos, o que pode variar de acordo com o mapa. As hotkeys são essencias em mapas PVP, de dois shamans e não cooperativo, quando morre quem for mais lento nas hotkeys. Aconselha-se a todos os jogadores ir se acostumando com as hotkeys, pois a qualquer momento será necessário utilizá-las.

Pontos

Ao final de um mapa, o número de pontos que o shaman receberá será o número de mices que conseguiram recuperar o queijo até o hole. Se o mapa for de 2 shamans, a pontuação será a mesma dada aos dois.

Controles

Tecla Função Notas
Z, X, Shift, Ctrl, Mouse Scroll Rodar Objeto Shift, X e scroll- giram no sentido horário, enquanto que z, ctrl e scroll+ giram no sentido anti-horário. Para girar 360º é necessário 24 rotações.
B Prego fixo (vermelho) Adiciona um prego fixo ao objeto. Pode ser usado apenas em tábuas e aparecerá somente no centro.
C Prego amarelo (imutável) Pode ser usado para ligar um objeto a outro, portanto, sem rotação. É usado em todos objetos físicos, tanto no canto esquerdo, centro, ou canto direito do objeto, incluindo cannonballs.
V Prego azul Pode ser usado para ligar um objeto a outro, mas os dois objeto terão rotação pelo eixo do prego. É usado em todos objetos físicos, tanto no canto esquerdo, centro, ou canto direito do objeto, incluindo cannonballs.
N Prego-motor (azul) Pode ser usado em qualquer objeto físico, adicionando uma rotação no sentido horário no canto esquerdo ou direito, ou no centro do objeto.
Espaço Objeto invisível A tecla espaço transformará o item em um item invisível. Alguns dos itens quando se tornam invisíveis, têm uma função diferente, o que pode ajudar ou atrapalhar os mices. Para mais informações, leia o artigo Shaman Items.
Números 1-9 Selecionar objetos Os números de 1 a 9 permite ao shaman sumonar items com mais rapidez e praticidade do que utilizar o mouse. Somente os 9 primeiros itens do mapa poderão ser selecionados desta maneira.

Técnicas

Em construção

Titles

Titles Shaman Transformice - Veja alista completa em Titles

Título Requisitos
1 Shaman Disciple Salvar 10 ratos
2 Accomplished Shaman Salvar 100 ratos
3 Shaman Salvar 1000 ratos
4 Shaman Master Salvar 2000 ratos
13 Inspired Shaman Salvar 3000 ratos
14 Shaman Champion Salvar 4000 ratos
15 Glorious Shaman Salvar 5000 ratos
16 Duchess Shaman Salvar 6000 ratos
17 Princess Shaman Salvar 7000 ratos
18 Empress Shaman Salvar 8000 ratos
19 Legendary Shaman Salvar 9000 ratos
20 Immortal Shaman Salvar 10000 ratos
21 The Chosen Shaman Salvar 11000 ratos
22 Holy Shaman Salvar 12000 ratos
23 Oracle Shaman Salvar 13000 ratos
24 Prophet Shaman Salvar 14000 ratos
25 Shamarvelous Salvar 15000 ratos

Comandos

Alguns comandos utilizados durante o jogo.

  • /room [Nome do Quarto] - Entrar em determinada sala
  • /salon [Nome do Quarto] - Criar uma sala
  • /title - Mostra os títulos que você já liberou
  • /title # - Muda seu título [# = Número]
  • /profile Usuário - Mostra as estatísticas de algum usuário
  • /friend Usuário - Adiciona alguém como Amigo
  • /find Usuário - Vê em qual sala determinado amigo está
  • /mute Usuário - Ignora determinada pessoa
  • /c Usuário - Mensagem privada
  • /ranking - Mostra o ranking
  • /ban Usuário - Votar a favor de banir determinado jogador

Criar uma sala

Para se criar uma sala em qualquer servidor do Transformice, basta apenas digitar o comando /room seguido do nome que a sala terá.

  • Ex: /room TransformiceBR. A sala TransformiceBR será criada!

Wall jump

Tutorial

Para fazer o wall jump, você terá que raelizar 3 passos:

  • Pule em direção à parede de modo como se o mice começasse a correr. Segure a seta até a animação aparecer e o rato continuar indo contra a parede.
  • Logo após, pule em direção contrária à parede.
  • Rapidamente pule e vá em direção à parede novamente, repetindo os passos anteriores.

Prática

Antes de mais nada, é necessário praticar para que pegue o jeito.

Ao pular em direção à parede, você tem que ter certeza que conseguirá a animação de um mice correndo. Se você errar o pulo, o rato simplesmente irá escorregar na parede, tornando-se difícil você para se recuperar.

Dica: Tente começar devagar, sem precisar ficar desesperado. Uma boa opção é criar uma sala onde você poderá treinar o walljump.

Jogabilidade

Simples, dinâmico e divertido. Você controla um rato onde o objetivo principal é pegar o queijo e levá-lo até o mousehole. Em cada fase, encontram-se quebra-cabeças, alguns simples e outros mais complicados, que na maioria das vezes só pode ser solucionado com a ajuda do shaman. Completando o mapa e colecionando queijos, os ratos são presentiados com títulos e acessórios que poderão ser comprados no Shop. com Com vários mapas e jogadores, o jogo vem conseguindo vários fans nos últimos tempos.

Transformice

Transformice ou TM é um jogo online criado por Tigrounette, célebre autor de Aaaah e Melibellule. É um jogo escrito em Flash usando o ActionScript 3.0 e o flash-port de Box2D.

Shop

O shop atualmente possui 42 itens, entre chapéus, óculos e acessórios que podem ser comprados com os queijos que os ratos recolhem. Cada queijo equivale a 1 dolar e o custo total de todos os itens é 11.595. A quantidade de queijo gasta para comprar um item não diminui a quantidade de queijos no profile do jogador. Somente pode ser equipado um item de cada tipo simultaneamente, ou seja, 1 chapéu, 1 óculos e 1 acessório.

Para ter acesso à loja, vá em Menu -> Shop. Para comprar, clique na quantidade de dinheiro mostrada abaixo do item. Logo após comprar, clique em Equip para equipar o item. Todos os itens comprados serão mantidos em sua conta e poderão ser equipados a qualquer momento que desejar. Os itens não poderão ser vendidos ou trocados com outros jogadores.

Distribuição de pontos

Cada rato ganha 10 pontos quando levam o queijo até o mousehole. Suicídio ou morte resulta em um decréscimo de 1 ponto. Os três primeiros ratos a voltarem com o queijo ganham bônus.

Primeiro Lugar +6
Segundo Lugar +4
Terceiro lugar +2

Portanto, a pontuação ao final da rodada são os seguintes:

Primeiro +16
Segundo +14
Terceiro +12
Quarto ou menos +10
Sem queijo 0
Morte -1

Rato(mice)

Mice (ou rato) representa um usuário do Transformice. A cada round ou rodada, mices interagem entre si e competem para retornar ao mousehole com o queijo o mais rápido possível. Em cada mapa, os movimentos dos mices são influenciados, seja pelo tipo da fase, ou até mesmo por objetos criados pelo Shaman. Os mices podem adquirir items durante o jogo comprando chapéus, óculos e acessórios no Shop.

Queijo

O queijo ou cheese é o objetivo principal do rato durante o jogo. Ao péga-lo, o mice deverá levá-lo ao mousehole para assim acumular mais queijos e poder destravar titles e itens no shop. Todos os mapas possuem ao menos um queijo sendo que podem aparecer falsos queijos na fase que não podem ser pegados.